Lista de produtos sem lactose
março 20, 2008
Muitas pessoas chegam aqui em busca de informações sobre alimentos sem lactose. Para auxiliar você, resolvemos publicar uma lista dividida em 3 categorias: alimentos com lactose, alimentos com baixo teor de lactose e alimentos sem lactose. Estaremos adicionando novas informações nesta lista sempre que possível.
IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Os produtos que estão marcados com asterisco podem conter variações. Por exemplo: biscoitos integrais estão na lista de produtos sem lactose, mas algumas marcas utilizam leite ou derivados em sua fabricação. Por tanto, em caso de dúvida, verifique os ingredientes no rótulo.
Contém Lactose |
Contém Baixo Teor de Lactose |
Sem Lactose |
Leite Condensado integral / desnatado Creme de leite integral / desnatado Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelha Chantilly Iogurte comum Requeijão Queijos frescos Queijos processados Barras de cereais com cobertura de chocolate Maionese industrializada* Achocolatados* Pães para cachorro quente / cheeseburguer* Sopa creme instantânea* Biscoitos recheados* Risoles Panquecas Molhos para saladas* Misturas para bolos Purê de batatas Ovos mexidos Pudins Souflês Licores Cremosos Adoçantes* |
Leite com baixo teor de lactose Iogurte com lactobacilos vivos Leites fermentados (Yakult) Queijos maturados (como o queijo parmesão) Chocolate meio-amargo* / amargo* Margarina* Massa folhada |
Leite condensado de soja Creme de leite de soja Creme Vegetal (semelhante à margarina) Doce de soja Doce de coco Iogurte à base de soja Leite de soja Leite de cereais (arroz, aveia) Leite de coco Pão francês* Pão de forma integral* Carnes grelhadas / à milanesa Biscoitos integrais* Mostarda Maionese caseira Manteiga Massas (fettucine, macarrão) Molho de tomates Massa para pastel Tofu Sorvetes de fruta* Cacau em pó Cereais matinais* Geleias Creme de amendoim Merengue Quindim Balas de Coco Doces em calda Tahine Temperos em pó / tabletes* |
Sobre os alimentos que podem sofrer variações:
Sobre a Intolerância à Lactose
O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.
O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.
QUAL É O TEOR DE LACTOSE EM UM COPO DE LEITE?
O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose por cada 100 ml de leite. Assim, um copo de leite (250 ml) contém 12,5 g de lactose. O leite humano é o mais rico em lactose. Ele contém cerca de 7g de lactose por cada 100ml.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.
COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES EXISTENTES?
1. Tolerância à lactose: a lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Este exame não é indicado para crianças pequenas.
2. Hidrogênio exalado: (em inglês, Hidrogen Breath Test). Este exame mede a quantidade de hidrogênio exalado, que em situações normais é bem pequena. O quadro é diferente quando as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose (que não foi digerida) e produzem vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e ao chegar aos pulmões e é exalado. Para fazer o exame, o paciente ingere uma solução de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Níveis elevados de hidrogênio indicam uma digestão inadequada da lactose.
3. Deposição de ácidos : trata-se de um exame indicado tanto para crianças pequenas como para crianças maiores. A lactose não digerida é fermentada pelas bactérias do intestino grosso e produzem ácido láctico e ácidos graxos de cadeias curtas e ambos podem ser detectados em uma amostra de deposição.
4. Exame Genético: este é um exame novo, que promete ser a melhor forma de diagnosticar a intolerância à lactose pois é rápido e não produz sintomas desagradáveis como no caso do exame de ingestão de lactose. Neste exame o paciente retira uma pequena amostra de sangue e seu DNA é estudado para verificar se há mutação em relação à produção da enzima lactase. O resultado sai em 5 dias.
COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.
Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.
REPOSIÇÃO DE CÁLCIO
Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares.
Referências:
Tulla H. Lactose Intolerance. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 19, No. 2, 165S–175S (2000)
International Foundation for Functional Gastrointestinal Disorders – www.iffgd.org